Usamos cookies para aprender más acerca de cómo utilizas nuestro sitio web y qué podemos mejorar. Para seguir usando nuestro sitio web haz clic en "Acepto". Detalles
Información de Mercado Acciones Família mais rica do mundo: Conheça a história de 30 famílias bilionárias

Família mais rica do mundo: Conheça a história de 30 famílias bilionárias

Família mais rica do mundo. Lista com as 30 famílias mais ricas do planeta. Veja a fortuna dos bilionários que somam US$1.5 trilhões e conheça suas histórias.

Avatar del autor
TOPONE Markets Analyst 2022-09-30
Ícono de ojo 67

微信截图_20220930154245.png


Nós, seres humanos, não somos nem de longe os mais fortes da cadeia alimentar. Talvez porisso nossos ancestrais já tinham o desejo de armazenar bens para o futuro, para se precaver contra alterações de temperatura, inundações, incêndios; é muito provável que o fato de podermos pensar no futuro, diferentemente dos outros mamíferos nos faz querer acumular posses.


Poderíamos fazer uma análise profunda deste sentimento, já que o desejo por possuir mais do que os outros ajudou a moldar e destruir impérios, foi o responsável por guerras que mataram muita gente, mas o objetivo deste artigo é analisar as fortunas do nosso tempo. Afinal, ter dinheiro não é crime, a família mais rica do mundo obteve sua fortuna trabalhando.


A lista de bilionários do mundo é atualizada todos os anos, já que fortunas são feitas e perdidas dependendo de uma série de fatores. De fato, quando pensamos nas pessoas mais ricas do mundo, certamente lembramos de nomes famosos como Elon Musk e Jeff Bezos.


Elon Musk, CEO da Tesla, tem uma fortuna estimada de 220 bilhões de dólares, por isso é considerado a pessoa mais rica da história. Da mesma forma, Jeff Bezos, com uma fortuna de 160 bilhões, tem muito mais dinheiro do que muitas famílias que veremos nesta lista.


Mas mesmo que a fortuna destes bilionários seja realmente impressionante, uma vez que poderíamos escrever muitos artigos sobre a história das suas vidas e como estes impérios foram criados, a verdade é que a fortuna destes bilionários é considerada "dinheiro novo".


Não existe, pelo menos não da nossa parte, nenhuma conotação negativa na expressão dinheiro novo, mas estas são fortunas que ainda estão nas mãos da primeira geração da família, precisaremos analisar o que acontecerá com este dinheiro no futuro, se ele continuará sendo corretamente administrado. Como você verá no final do artigo, não adianta ser a família mais rica do mundo se o dinheiro não for administrado com sabedoria.


Por isso decidimos analisar a fortuna e um pouco da história das 30 famílias mais ricas do planeta, que juntas tem uma fortuna de surpreendentes 1.5 trilhões de dólares.


Mesmo com a pandemia de Coronavírus assolando o mundo e gerando muita pobreza, a fortuna destas famílias conseguiu se manter forte e até crescer. Como diz o ditado, "dinheiro trás dinheiro".


Nossa lista terá nomes como a família Ferrero, que você certamente conhece, porém também falaremos sobre a família Wertheimer, que você acredita ser totalmente desconhecida, mas temos certeza que você vai se surpreender.


Iremos tentar adicionar o máximo possível de informações sobre cada família, porém o objetivo do artigo é criar uma lista com 30 famílias bilionárias, por isso não temos como dedicar muito tempo para cada história, o artigo ficaria muito longo. Além disso, muitas destas famílias tentam manter suas informações fora dos olhos da mídia, então tivemos que nos basear em listas disponíveis online e outras fontes confiáveis para criar o artigo que você está lendo.

1. Família Walton

A família mais rica do mundo é dos Estados Unidos e sua fortuna foi originada no varejo. Atualmente, os herdeiros possuem uma fortuna de 238.2 bilhões de dólares.


Diferentemente de outras histórias que veremos, a fortuna da família Walton não tem uma origem muito antiga. Mas mesmo que no Brasil não seja uma das marcas de super mercados e varejo mais relevantes, o Walmart é mundialmente conhecido e faz parte da vida de todas as pessoas que vivem nos Estados Unidos e em muitos outros países onde estão presentes massivamente.


Sam Walton começou seu negócio com uma pequena loja na praça de uma cidadezinha do Arkansas ainda nos anos 50. Como curiosidade, o local foi transformado no museu do Walmart , para contar a história deste empreendimento fabuloso.


O modelo de negócio do Walmart criado por este visionário se espalhou pelos Estados Unidos, dominando o mercado de varejo em muitas áreas do país. Quando faleceu em 1992, Walton tinha um patrimônio no valor de 8,6 bilhões de dólares.


Mas embora impressionante para a época, este valor não é nada quando comparado com a fortuna atual dos seus herdeiros. Este aumento exponencial ocorreu principalmente graças à globalização da marca Walmart.


Com mais de 11000 lojas em 27 países, as ações do Walmart (WALM34) estão principalmente nas mãos de 7 herdeiros da família. Embora seja a família mais rica do mundo, os Walton se envolvem em várias ações de caridade e ajudam fundações em diversos setores.


De acordo com a Bloomberg, a empresa é a maior varejista em receitas, com vendas de mais de 524 bilhões. Além da marca principal, a empresa gerencia outras 55 subsidiárias com nomes diferentes.


Embora disponíveis na bolsa, quase a metade dos ativos ainda estaria nas mãos da família fundadora, entre eles os três filhos de Sam, Alice, Rob e Jim.


Os herdeiros da família Alice e Jim Walton, com uma fortuna estimada em 64 bilhões cada e classificados respectivamente nas posições 17 e 18 da lista anual de bilionários do mundo publicada pela Forbes de 2021 parecem estar vendendo parte dos seus ativos.


微信截图_20220930154536.png

2. Família Mars

Outra família americana, sua história é um pouco mais antiga do que a primeira que vimos anteriormente. Com uma fortuna estimada em 141.9 bilhões, a história da família Mars começou em 1911, quando Frank Mars, juntamente com sua esposa Ethel decidiram começar a fazer doces na cozinha de casa como uma forma de sustentar a família.


Hoje, esta companhia é responsável pela fabricação de marcas de doces muito conhecidas, incluindo as barras Mars, Twix, Milky Way, Snickers e M&M's.


Forrest Sr., filho de Frank começou a trabalhar na empresa em 1929, mas ele se mudou para a Inglaterra após uma briga com o pai. Foi lá que em 1932 ele iniciou seu próprio negócio.


Forrest Sr. faleceu em 1999, deixando grande parte da empresa nas mãos dos filhos, Forrest Jr., John e Jacqueline.


Jacqueline fez parte do conselho da empresa até 2016 e trabalhou na companhia por 20 anos. Ela tem cerca de um terço da empresa, mesmo percentual do irmão John. O restante está nas mãos das quatro filhas de Forrest Jr.


Embora inicialmente conhecida por doces como o M & M's e o Twix, hoje a empresa é proprietária de outras marcas famosas em diferentes indústrias, principalmente na fabricação de rações para animais de estimação, com marcas como Whiskas, Pedigree e Royal Canin , além das maiores redes privadas de hospitais veterinários americanos, VCA e Banfield.


Você certamente conhece algumas das marcas que mencionamos, mas sabia que a fabricação de rações para pets é responsável por quase metade da receita de 38 bilhões deste grupo?


Agora, a quarta geração da família está trabalhando no negócio, então podemos dizer que é uma fortuna que se solidificou ao longo das décadas.

3. Família Koch

A terceira família mais rica do mundo também é dos Estados Unidos, mas desta vez do setor de energia e fabricação, com uma fortuna estimada em 124.4 bilhões.


David e Charles Koch transformaram a empresa de petróleo do pai em um negócio bilionário que atua em várias áreas da indústria, com uma receita anual de mais de 115 bilhões.


Fred C. Koch foi o fundador da Koch Industries, uma empresa petrolífera criada durante a segunda guerra mundial em 1940. Em 1967, após a morte do pai, Charles assumiu o posto de presidente da companhia e começou seu processo de transformação.


A petrolífera familiar foi expandida para outras áreas, incluindo papel e celulose, produtos químicos, energia, fertilizantes e até um fundo de capital de risco.


Com uma fortuna de mais de 46 bilhões e na posição de número 27 da lista Forbes das pessoas mais ricas do mundo, Charles Koch ainda é o responsável pela Koch Industries.


Seu irmão, David Koch era o vice-presidente executivo até um ano antes de seu falecimento. Após sua morte em 2019, sua esposa Julia Flesher Koch herdou sua fortuna de mais de 53 bilhões, tornando-se uma das mulheres mais ricas do mundo.

4. Família Dumas

Primeira família mais rica do mundo em nossa lista, esta família francesa é mais conhecida pela marca de luxo Hermès. Com uma fortuna estimada em mais de 111 bilhões de dólares, esta dinastia soube aproveitar o desejo de pessoas com dinheiro suficiente para comprar produtos de luxo.


Thierry Hermes começou a trabalhar na fabricação de equipamentos de equitação em 1837. Embora o negócio tenha começado para oferecer produtos para a nobreza francesa, sua empresa passou a fazer negócios com várias casas da realeza em muitos países europeus.


A empresa vendia acessórios feitos em couro, tais como selas, baús para carruagens, luvas, botas, cintos, além de estribos e rédeas.


Thierry Hermes ensinou o filho Charles-Émile Hermès a trabalhar com sua oficina familiar e este por sua vez fez o mesmo com seus filhos, Adolphe e Émile-Maurice.


Porém Émile decidiu que era hora de ampliar o ramo de atuação da empresa e deixar de trabalhar apenas com equipamentos para cavalaria . Além de criar os lenços Hermès, foi ele quem começou a criar roupas com zíper.


A família Dumas não usa o sobrenome Hermès porque Três das quatro filhas de Émile-Maurice Hermès se casaram e a família se ramificou em outros sobrenomes, Dumas, Guerrand e Puech.


Mas foi em 1978 que Jean-Louis, um dos cinco filhos de Robert Dumas transformou a marca em um império global. Ele foi nomeado diretor criativo e CEO da Hermes e fez mudanças que aumentaram muito a fortuna familiar. Seu pai havia assumido a empresa ainda nos anos 50, após ter se casado com Jacqueline Hermes.


Este é um exemplo claro de uma família que soube se adaptar e aumentar sua fortuna, com os descendentes interessados em expandir seus negócios. Atualmente, a quinta e a sexta geração da família estão dirigindo a companhia, o diretor artístico é Pierre-Alexis Dumas e o CEO da empresa é Axel Dumas.


微信截图_20220930154628.png

5. Família Al Saud

Se você acompanha as notícias políticas, certamente já ouviu falar neste nome, pois trata-se da família Real Saudita, também conhecida como os reis do petróleo, com uma fortuna estimada em mais de 100 bilhões.


O reino da Arábia Saudita foi criado por Abdulaziz Al Saud apenas em 1932, mas graças a quantidade de petróleo produzida, o país se tornou uma das nações mais ricas do mundo.


É interessante notar que embora existam dados mais precisos sobre os descendentes diretos ao trono, os ganhos bilionários com petróleo também beneficiam muitos outros membros da família, por isso muitos números não podem ser verificados com exatidão.


De acordo com algumas estimativas mohammed bin Salman, o príncipe herdeiro teria sozinho uma fortuna de mais de um bilhão de dólares, mas acredita-se que a família tenha mais de 15000 membros espalhados em várias ramificações da árvore genealógica.


Embora a fortuna da família tenha sido estimada em 100 bilhões, alguns experts acreditam que a riqueza somada de todos eles poderia chegar a mais de um trilhão de dólares, tornando-os a família real mais rica do mundo.

6. Família Ambani

A família Ambani é a família mais rica da Índia, com uma fortuna de quase 94 bilhões de dólares e dona do maior complexo de refino de petróleo do mundo gerenciado pela Reliance Industries. Também tem participações em outros setores, como telecomunicações e varejo.


Dhirubhai Ambani começou trabalhando como frentista de posto de gasolina, mas com uma mente empreendedora e muito ambicioso, fundou a Reliance Commercial Corporation, uma empresa que inicialmente atuava na indústria têxtil.


Quando faleceu em 2022, ele deixou sua fortuna para os filhos, Anil e Mukesh Ambani que decidiram separar os ramos de atuação da família e dividir a fortuna que haviam herdado.


Atualmente, Mukesh Ambani vive em sua mansão de proporções quase que inimagináveis, já que o edifício tem 27 andares e chama a atenção de quem visita Mumbai. Além disso, ele estava em décimo lugar na lista de bilionários publicada pela Forbes em 2021.


Enquanto seu irmão Anil gerencia os setores de telecomunicações, entretenimento, gestão de ativos e geração de energia, Mukesh Ambani é o CEO do conglomerado responsável por supervisionar os setores de petróleo, petroquímica, refino, têxteis e gás do império indiano.

7. Família Wertheimer

Mesmo que você não tenha muito interesse na indústria da moda, certamente conhece o nome Coco Chanel. Bem, a fortuna desta família está estimada em em torno de 62 bilhões e é a segunda família mais rica do mundo francesa.


A história da família Wertheimer é bem particular. Quando Coco Chanel estava buscando apoio para trabalhar com sua linha de produtos ainda na década de 1920, foi Pierre Wertheimer quem acreditou nos sonhos de Chanel e aceitou investir nesta francesa que se tornaria referência no mundo da moda.


Embora a marca Chanel seja mais conhecida, por razões óbvias, são as novas gerações da família Wertheimer que dirigem um negócio que em 2019 gerou uma receita de 12.3 bilhões de dólares.

8. Família Johnson

Com um patrimônio estimado de 61 bilhões, a família Johnson fez sua fortuna no setor de serviços financeiros. Em 1946, Edward C. Johnson II fundou A Fidelity Investments.


Com mais de 1.4 trilhões de dólares em ativos, a Fidelity Investments é uma das empresas de serviços financeiros mais importantes do mundo. Até 2014, a empresa foi dirigida pelo seu filho, Edward III, mas ele deixou a direção dos negócios para sua filha Abigail Johnson, uma bilionária que possui algo em torno de 24% da empresa e segue trabalhando com fervor, prova disso é que as receitas da empresa foram de mais de 21 bilhões em 2020.

9. Família Thomson

Os Thomson são a família mais rica do Canadá, com uma fortuna de mais de 61 bilhões de dólares. No início dos anos 1930, Roy Thomson decidiu abrir uma estação de rádio na cidade de Ontário.


Mas aos poucos, a empresa foi expandindo suas atividades para outras áreas, como jornais e outros meios de comunicação, tornando-se um dos principais provedores do mundo de serviços de comunicações especializados em negócios e economia.


A família Thomson seguiu comprando outros veículos de comunicação, como a Reuters, ampliando muito a corporação Thomas Reuters.


微信截图_20220930154648.png

10. Famílias Boehringer e Von Baumbach

Outra família europeia, desta vez alemã, as famílias Boehringer e Von Baumbach possuem uma fortuna de mais de 59 bilhões de dólares, mas seu patrimônio certamente irá aumentar devido aos investimentos em vacinas durante a pandemia de Coronavírus.


A Boehringer Ingelheim, uma das empresas de capital fechado mais valiosas da Europa foi fundada na Alemanha por Albert Boehringer em 1885.


Em mais de um século de história, a empresa se especializou na pesquisa e produção de medicamentos em várias áreas, incluindo oncologia, saúde cardiovascular, respiratória, doenças metabólicas e imunologia.


Em 1885, ainda muito jovem, pois tinha apenas 24 anos, Albert Boehringer adquiriu uma pequena empresa que fabricava sais de ácido tartárico para tinturarias e farmácias.


Em 1893, ele alterou o nome da empresa como uma forma de homenagem ao seu pai que se chamava Christoph Heinrich Boehringer. Desta forma, Albert mudou o nome oficial da companhia para CH Boehringer Sohn.


Hoje em dia, esta empresa é considerada uma das principais farmacêuticas do mundo, apenas em 2019 gerou uma receita de mais de 19 bilhões de Euros. Com mais de 50000 colaboradores, é uma companhia que trabalha na criação de medicamentos que salvam muitas vidas todos os anos.

11. Família Cargill

Com uma fortuna de mais de 51 bilhões de dólares, a família Cargill fez sua fortuna no setor agrícola e hoje tem negócios relacionados com a produção e processamento de alimentos através da multinacional Cargill Inc.


Em 1865, um escocês chamado William W. Cargill criou a empresa, inicialmente para o armazenamento de grãos. Atualmente, a empresa é a segunda maior companhia de capital fechado do mundo, com uma receita de mais de 100 bilhões.


Se você precisa de um dado para comprovar o sucesso deste império, a Forbes listou 14 membros desta família como bilionários. Embora não seja a família mais rica do mundo, é atualmente a que tem o maior número de bilionários individuais.

12. Família Albrecht

Com uma fortuna estimada em mais de 51 bilhões de dólares, a família Albrecht começou a enriquecer apostando na venda de produtos com desconto, principalmente para suprir consumidores alemães que estavam desesperados por produtos de baixo custo após o término da segunda guerra mundial.


Os irmãos Theo e Karl Hans Albrecht começaram a administrar a mercearia da mãe quando a guerra terminou e expandiram a Aldi, uma junção das palavras "Albrecht discount" para muitas locações na Europa, com mais de 10000 lojas.


Eles também adquiriram uma rede de super mercados dos Estados Unidos chamada trader Joe's em 1979, aumentando ainda mais sua participação neste setor, com mais de 350 lojas nesta segunda rede.

13. Família Lauder

Quando criou sua empresa de produtos cosméticos para a pele, ela passou a promover sua própria linha, conseguindo muitos clientes importantes em pouco tempo.


Talvez fora dos Estados Unidos a Lauder seja mais conhecida por sua linha de perfumes, mas a marca também trabalha com vários outros produtos como cosméticos e para cuidado com cabelo e pele. Apenas em 2021, a Lauder obteve mais de 16 bilhões de dólares em receitas.


微信截图_20220930154758.png

14. Famílias Hoffmann e Oeri

As famílias Hoffmann e Oeri conseguiram obter uma fortuna de mais de 47 bilhões, mas esta história foi iniciada em 1898 por Fritz Hoffmann-La Roche, criador da farmacêutica Roche holding em Bazel, na Suíça.


Em poucos anos a empresa conseguiu se estabelecer em vários países e atualmente desenvolve pesquisas muito relevantes na área de DNA, além de produzir vários tipos de medicamentos.

15. Família Mulliez

Com uma fortuna de mais de 45 bilhões, a família Mulliez chama a atenção de pessoas interessadas em conhecer a família mais rica do mundo porque além de ser uma das mais ricas da Europa, tem mais de 600 milionários entre seus membros.


Foi o pai de Gérard Mulliez que fundou a Auchan, uma das principais cadeias de supermercados da Europa.


Além da Auchan, a controladora ainda é responsável por um grupo diversificado de redes de varejo , com nomes muito conhecidos, tais como Decathlon , Leroy Merlin, Kiloutou , Kiabi, Saint Maclou e Flunch.

16. Família Quandt

Com uma fortuna de quase 43 bilhões, a família Quandt é proprietária de uma marca relevante da indústria automotiva, a BMW, ou Bayerische Motoren Werke, criada por Herbert Quandt.


Existem muitas questões históricas relacionadas com esta família, principalmente porque suas instalações foram usadas para a fabricação de aviões e motores para o regime de Hitler, além de acusações de utilização de trabalho escravo durante a segunda guerra mundial.


Não vamos entrar em mais detalhes históricos neste artigo, mas a família se comprometeu a investir em educação para evitar que atrocidades deste tipo não se repitam nunca mais.

17. Família Dassault

Com uma fortuna de mais de 41 bilhões, a história da família Dassault começou a ser escrita no final do século XIX, quando Marcel Dassault desenhou o modelo de uma nova hélice de avião que foi muito relevante e ajudou os franceses durante a primeira guerra mundial.


Alguns anos depois, a indústria de aviação Dassault estava fabricando vários modelos de aviões militares, como Mirage e Rafale. Mas a companhia cresceu muito e agora atua no setor imobiliário, de software e modelagem 3d.


Esta divisão da empresa projeta túneis de vento e sozinha gerou mais de 5 bilhões em receita.

18. Família Newhouse

Com uma fortuna de mais de 41 bilhões, a família Newhouse aproveitou uma época em que publicações impressas ainda eram um ótimo negócio para enriquecer.


A Advance Publications foi fundada por SI Newhouse em 1922. Mas a empresa cresceu bastante pois ele comprou muitas outras mídias, incluindo jornais em mais de 20 cidades e nomes conhecidos como Vogue, The New Yorker e Vanity Fair.


Eles compraram participações em muitas outras revistas, rádios e atualmente detêm a maior parte das ações do Reddit, além de possuírem outras marcas famosas como o Discovery Channel.

19. Famílias Van Damme, de Spoelberch e de Mevius

A história destas três famílias é longa e iniciou ainda no século XIV. Mas foi apenas em 1987 que as outras duas famílias se uniram com a família Van Damme durante a fusão da Piedboeuf com a Artois, que deu origem a criação da Interbrew.


Esta última se fundiu com a AmBev em 2004 e ajudou a aumentar sua dominância na venda de cervejas no Brasil e em outros países da região. Atualmente, estima-se que a fortuna destas famílias seja de mais de 40 bilhões de dólares.

20. Família Cox

A família Cox detém uma fortuna de mais de 38 bilhões de dólares com origem principalmente na comunicação, embora a empresa tenha subsidiárias em outras áreas, com os grupos Cox Automotive, Cox Media Group e Cox Communications.


A companhia foi fundada por James M. Cox em 1898, mas eles sempre continuaram adquirindo novos canais de comunicação, incluindo jornais e outros veículos.


Atualmente, as várias divisões da empresa empregam mais de 20000 colaboradores e os principais acionistas são Blair Parry-Okeden e James C. Kennedy, embora vários outros descendentes ainda trabalhem na companhia.

21. Família Rausing

Com uma fortuna de quase 36 bilhões, a família Rausing começou seu império nos anos 1950 na Suécia, no ramo de embalagens, quando Ruben Andersson criou a Tetra Laval.


Atualmente, a Tetra Laval é uma das maiores companhias de embalagem do mundo com três subsidiárias independentes, Tetra Pak, Sidel e DeLaval.


微信截图_20220930154844.png

22. Família Kwok

A Sun Hung Kai Properties foi fundada por Kwok Tak-seng em 1972 e se tornou uma das maiores empresas do setor imobiliário de Hong Kong, gerando uma fortuna de mais de 35 bilhões para os membros da família Kwok.


Nas últimas décadas, Hong Kong cresceu vertiginosamente e se tornou um dos polos da economia mundial. O valor de imóveis aumentou muito devido a densidade populacional, enriquecendo os herdeiros da família Kwok.


Quando o fundador da empresa morreu, os filhos começaram a disputar o patrimônio da família, mas o grupo ainda controla uma grande fortuna e por algum tempo ainda será considerada a família mais rica do mundo que vive em Hong Kong.

23. Família Prtizker

Com um patrimônio estimado em mais de 35 bilhões de dólares, a família Prtizker fez fortuna no ramo de hotelaria, sendo muito conhecida pela rede de hotéis Hyatt.


Jack Dyer Crouch e Hyatt Robert von Dehn iniciaram o negócio nos anos 1950, com um hotel localizado na mesma rua do aeroporto de Los Angeles. Ao perceberem que pessoas em viagem precisavam de acomodação, os irmãos Jay e Donald Pritzker expandiram o negócio e compraram várias propriedades em locais estratégicos.


Sua rede cresceu tanto que, se você viaja habitualmente, certamente já viu o nome von Dehn estampado em algum edifício de diferentes cidades.

24. Família Ferrero 

Você certamente conhece as marcas Tic Tac, Mon Chéri, Nutella, Ferrero Roche e Kinder. Todas estas marcas mundialmente famosas são de propriedade da família Ferrero, que já tem uma fortuna de mais de 34 bilhões de dólares.


Embora algumas destas marcas sejam mais conhecidas do que outras, a quantidade de produtos fabricados por esta empresa tornou os Ferrero a família mais rica do mundo com origem na Itália.

25. Família Johnson

Embora o sobrenome seja o mesmo da oitava família mais rica do mundo, estamos falando de outros Johnson, uma família mais "pobre", com uma fortuna de 33.8 bilhões de dólares.


Mesmo que a maioria dos produtos fabricados por esta empresa sejam mais conhecidos nos Estados Unidos, a família Johnson tem uma subsidiária que fabrica roupas para atividades ao ar livre, bem como outra divisão dedicada à gestão de patrimônio.

26. Família Chearavanont

Quando Chia Ek Chor teve que deixar seu vilarejo devastado por um tufão na China, ele certamente não imaginava que o pequeno negócio que iniciou para vender sementes de vegetais na Tailândia se transformaria em uma empresa bilionária.


Atualmente, esta família tem uma fortuna de mais de 30 bilhões, com investimentos no setor de alimentos na Ásia, além de participações em companhias conhecidas, como 7-Eleven, Honda, Heineken e a True Corporation.

27. Família Lee

Lee Byung-chull iniciou sua trajetória como empreendedor criando um negócio para exportação de peixes, frutas e vegetais em 1938 na Coreia do Sul. Conta-se que ele começou o negócio com míseros US$ 25 e atualmente a fortuna da família está em mais de 29 bilhões.


A Samsung Electronics foi criada em 1969, tornando-se a maior fabricante de chips de memória e smartphones do mundo.


Quando ele faleceu em 1987, seu filho Lee Kun-hee passou a gerenciar a companhia. Em 2014 ele adoeceu gravemente e a liderança da Samsung ficou com seu filho, Jay Y. Lee.

28. Família Duncan

Não há muito o que falar sobre esta família. Dan Duncan investiu na indústria de petróleo no Texas e atualmente a família tem uma fortuna de mais de 22 bilhões de dólares.


Quando ele faleceu em 2010, seus quatro filhos herdaram sua fortuna, porém a família não se envolve diretamente com os negócios da empresa. No entanto, sua filha Randa trabalhou como conselheira da companhia até 2013.

29. Família Hearst

Diferentemente de outras histórias que vimos nesta lista, William Randolph Hearst nasceu em uma família que já tinha muito dinheiro, mas isto não tira seu mérito empreendedor, já que com apenas 24 anos ele adquiriu o The San Francisco Examiner em 1887.


A fortuna da família está em mais de 21 bilhões; também devemos mencionar que seu filho ganhou o prêmio Pulitzer de jornalismo, uma premiação muito relevante para este setor que conta com outros jornalistas famosos.

30. Família Brown

A última família mais rica do mundo da nossa lista é a Brown. Se você normalmente compra bebidas alcoólicas, talvez até tenha um dos produtos deles na sua casa. Estamos falando da marca Jack Daniel's.


George Garvin Brown trabalhava com vendas na indústria farmacêutica antes de fundar sua empresa em 1870. 20 anos depois, em 1890, ele iniciou uma parceria com seu contador George Forman e por isso a empresa foi renomeada com base nos nomes dos dois sócios.


微信截图_20220930155638.png

Considerações relevantes

Agora que vimos a lista com as 30 famílias mais ricas do mundo, precisamos considerar alguns pontos e análises sobre vários ângulos.


Em primeiro lugar, muitas destas famílias tem participações em empresas nas quais você também pode investir na bolsa. Embora não seja uma boa estratégia investir apenas porque eles o fizeram, todas estas são companhias sólidas e com longa trajetória de crescimento.


Se você buscar pela família mais rica do mundo em vários períodos diferentes, ou seja, em um intervalo de alguns anos, verá que várias destas famílias vão trocar de posição, por uma série de motivos.


Embora ainda não exista muita comparação, uma vez que muitos destes impérios familiares ainda estão nas primeiras gerações, quanto mais uma família cresce, mais sua fortuna se divide.


Outros aspectos como investimentos que não deram certo ou brigas internas podem diminuir fortunas bilionárias. Além disso, aspectos econômicos como a inflação podem afetar o patrimônio de muitos bilionários.


Não estamos dizendo que todos eles irão ficar pobres de um dia para o outro, pois muitas destas fortunas são geridas por escritórios especializados, os herdeiros recebem uma parte dos lucros gerados pelos investimentos suficiente para viverem vidas de luxo que a maioria da população não consegue nem imaginar.


Mas apenas como um exemplo, lembra da família mais rica do mundo que vimos no primeiro lugar da nossa lista?
A família Walton viu sua fortuna reduzida em 19 bilhões em maio de 2022, após lucros menores do que o esperado e um aumento muito elevado na inflação.


Outra curiosidade é que em alguns casos, divórcios podem dividir fortunas bilionárias. Por exemplo, quando MacKenzie Scott se separou do dono da amazon Jeff Bezos, ela recebeu mais de 35 bilhões de dólares em ações da empresa, mas como estas valorizaram mais de 70%, sua fortuna chegou a mais de 50 bilhões, tornando-a a terceira mulher mais rica do mundo.


Obviamente nenhum dos dois ficou pobre após a separação, mas estamos falando sobre fortunas que ainda estão sendo construídas, por isso usamos o termo dinheiro novo no início do artigo.


Conforme filhos nascem, casam e tem seus próprios filhos, as fortunas vão se dividindo e muitas delas não conseguem sobreviver ao tempo. Basta olhar um pouco para a história e veremos exemplos de famílias muito ricas que perderam tudo, ou quase tudo.


Se você acha que isto é impossível, que não existe como perder tanto dinheiro, vamos contar rapidamente um pouco da história da família Vanderbilt, que já foi considerada a família mais rica dos Estados unidos.


Cornelius Vanderbilt pegou 100 dólares emprestados da mãe e construiu uma fortuna surpreendente, principalmente quando consideramos que no século XIX o dinheiro tinha um valor proporcional muito menor, ou seja, 100 dólares na época valiam muito mais do que hoje, embora não fossem uma fortuna.


Quando faleceu, Cornelius Vanderbilt deixou uma fortuna de mais de 100 milhões para seus herdeiros, além de muitas contribuições para a humanidade, entre elas a Vanderbilt University em Nashville.


Mas as futuras gerações perderam toda a fortuna que ele havia conquistado, gastando enormes somas de dinheiro em obras de arte, mansões luxuosas, decisões erradas e apostas.


Hoje, os descendentes da então família mais rica americana só herdaram as histórias do passado como aprendizado. Um dos descendentes da sexta geração da família é o jornalista e apresentador da CNN Anderson Cooper.


Outro exemplo não muito recente é a história da família Kluge. John Werner Kluge era um bilionário que foi considerado o homem mais rico dos Estados Unidos de acordo com a lista da Forbes de 1987.


Depois de vender as estações de TV de sua empresa, Metromedia, por 4 bilhões, a família entrou em um processo de litígio que culminou em um divórcio.


A ex-esposa de kluge Patricia conseguiu fazer um acordo no qual receberia pagamentos anuais de 1 milhão de dólares e a mansão onde o casal morava, mas após vários investimentos que fracassaram, ela teve de vender tudo o que tinha por um valor muito menor do que o preço de mercado para pagar dívidas.


A vinícola, o vinhedo e as terras nas quais ela havia investido foram arrematados em 2012 por uma fração de seu valor de mercado por Donald Trump, que mais tarde também comprou a mansão por execução hipotecária.


Poderíamos mencionar a história triste de outras famílias que perderam tudo, mas só usamos estes exemplos para que veja que não adianta ter dinheiro sem saber investir.


Não vamos adicionar outras histórias aqui, para não deixar este artigo muito longo, mas você consegue encontrar facilmente histórias similares de famílias brasileiras, ou de famílias em todo o mundo que ganharam na loteria e em pouco tempo haviam perdido todo o dinheiro.


Todos estes exemplos nos fazem refletir, tanto para ver que investidores de sucesso construíram fortunas, muitas vezes com pouco dinheiro, mas sempre trabalhando duro, enquanto gerações que apenas herdaram impérios já prontos perderam tudo por falta de preparo e planejamento.


Esperamos que a história da família mais rica do mundo e de tantas outras possa inspirar você, para que se espelhe nos aspectos positivos e aprenda com seus erros.

  • Ícono de compartir en Facebook
  • Ícono de compartir en X
  • Ícono de compartir en Instagram

Artículos de actualidad

  • Las 25 personas más ricas del mundo en 2023

    En comparación con el año pasado, estas 25 personas más ricas son 200.000 millones de dólares más pobres que el año pasado, pero todavía valen 2,1 billones de dólares.

    Avatar del autor TOPONE Markets Analyst
    2023-11-29
Imagen promocional en el artículo
¡Oro en ruptura, aprovéchalo! Descarga TOPONE y recibe un bono de $100
Oro Oro

¡Reembolso de bonificación para ayudar a los inversores a crecer en el mundo del trading!

Costes y comisiones del trading demo

¿Necesitas Ayuda?

7×24 H

Descarga de la APP
Ícono de calificación

Descargue la aplicación